Forças iraquianas avançam contra Estado Islâmico em inédita ofensiva noturna em Mosul

BAGDÁ (Reuters) - Tropas iraquianas de elite avançaram contra militantes do Estado Islâmico no leste de Mosul valendo-se da primeira incursão noturna na cidade, disse um porta-voz dos militares nesta sexta-feira, em uma operação apoiada pelos EUA que está ganhando ímpeto, segundo autoridades.

Forças do serviço de antiterrorismo (CTS, na sigla em inglês) avançaram em direção a um afluente do rio Tigre, pouco após a meia-noite, e afugentaram combatentes do Estado Islâmico no distrito de Muthanna, disse o porta-voz do CTS Sabah al-Numan.

“Utilizamos equipamentos especiais e tivemos o elemento surpresa -o inimigo não esperava que montássemos uma ofensiva porque todas as outras ofensivas foram feitas durante o dia”, disse.

Aviões da coalizão dos EUA realizaram 19 ataques aéreos em apoio à operação, a qual deixou dezenas de militantes mortos, afirmou.

Uma segunda fase da campanha para tirar o Estado Islâmico de seu maior bastião no Iraque, a qual já dura quase 12 semanas, começou na quinta-feira passada. A ofensiva de Mosul é a maior mobilização no Iraque desde a invasão liderada pelos EUA em 2003.

Uma aliança de 100 mil soldados apoiada pelos EUA e composta de tropas do governo, forças de seguranças curdas e milicianos xiitas rapidamente atropelou o Estado Islâmico em vilas e municípios ao redor de Mosul, mas uma forte resistência dentro da cidade tem desacelerado os avanços.

Os jihadistas, que estão valendo-se de atiradores de precisão e carros-bomba suicidas, além de utilizarem civis como escudos, ainda controlam totalmente a parte de Mosul a oeste do Tigre. 

(Por Saif Hameed)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos