Londres relança evento de moda masculina sob a sombra da saída da UE

LONDRES (Reuters) - Londres relançou a sua semana de moda masculina nesta sexta-feira com um novo nome e roupas extravagantes, enquanto a cidade busca manter o seu status de centro criativo após a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE).

Em contraste com capitais rivais da moda como Paris, Milão e Nova York, Londres tem um número menor de grandes marcas no evento de moda masculina, dando espaço para que talentos emergentes apresentem as suas criações.

"A diferença em Londres é que você tem uma verdadeira riqueza de talento jovem e criativo combinado com esses negócios tradicionais estabelecidos”, afirmou Caroline Rush, executiva-chefe do Conselho de Moda Britânico, à Reuters.

Entre as primeiras marcas que se apresentaram nesta sexta-feira estava Topman Design, que se inspirou na cena noturna dos anos 1990 para uma coleção de agasalhos folgados com logos, jaquetas coloridas de neon e calças com pernas largas. Modelos vestiam calças com cintura alta, com jaquetas, calçados esportivos e brinco.

O evento, lançado em 2012 com o nome de London Collections: Men, foi rebatizado neste ano como London Fashion Week Men, com duração de quatro dias.

Paira sobre o evento neste ano a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia. Uma pesquisa do conselho de moda antes do referendo em junho mostrou que mais de 90 por cento de 290 estilistas queriam continuar no bloco.

"Temos que respeitar os resultados e garantir que o Brexit funcione para a indústria da moda e para o nosso país também", disse o prefeito de Londres, Sadiq Khan, que fez campanha para a Grã-Bretanha permanecer na UE.

"Eles querem ter certeza de que podemos continuar a atrair talentos."

(Reportagem de Marie-Louise Gumuchian e Pedro Caiado)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos