Braskem vende distribuidora de químicos para GTM por R$550 milhões

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem acertou nesta terça-feira a venda de sua distribuidora de produtos químicos quantiQ, para a GTM, controlada pelo fundo de private equity Advent, por 550 milhões de reais, anunciaram as companhias em comunicados separados.

Segundo a Braskem, do valor total, 450 milhões de reais serão pagos no ato da venda e o restante em até 12 meses.

A GTM também opera em México, Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.

A GTM, uma das maiores distribuidoras de químicos da América Latina, viu no negócio uma oportunidade de ser a líder do setor na região.

"A aquisição da quantiQ cria a maior plataforma independente de distribuição de produtos químicos da América Latina... se expandindo para outros regiões e subsetores industriais", afirmou Patrice Etlin, diretor da Advent no Brasil, em nota.

Para a Braskem, a venda permite levantar recursos para ajudá-la a se equilibrar financeiramente, especialmente após a companhia ter fechado acordo com autoridades globais para encerrar acusações envolvendo denúncias da operação Lava Jato. A empresa se comprometeu a pagar 957 milhões de dólares e se submeter a monitoramento externo por até três anos. [nL1N1EG0ZP]

(Por Aluísio Alves)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos