Camada grossa de neve protege safras de inverno na Ucrânia e na Rússia

KIEV/MOSCOU (Reuters) - Uma camada considerável de neve protegeu as safras de inverno da Ucrânia e da Rússia de geadas severas que ocorreram durante o fim de semana, disseram meteorologistas e analistas nesta terça-feira.

As temperaturas na maior parte das regiões ucranianas caíram substancialmente para de -13 a -20 graus Celsius nos últimos quatro dias, mas ao mesmo tempo, houve queda de neve ao redor do país.

"As temperaturas na profundidade dos nós de perfilhamento não caíram para valores críticos porque a cobertura de neve está grossa o bastante para proteger os cereais de inverno", disse a consultoria UkrAgroConsult em nota, acrescentando que a altura média da camada de neve varia de 5 centímetros a 30 centímetros, dependendo da região.

A consultoria disse na última semana que uma esperada queda acentuada nas temperaturas poderia danificar as safras de inverno em razão da falta de cobertura de neve nos campos. [nL1N1EV181]

Na região central da Rússia, a temperatura caiu para -39 graus Celsius, mas uma camada de neve de mais de 50 centímetros impediu qualquer dano à lavoura, disseram meteorologistas.

(Por Pavel Polityuk e Olga Popova)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos