Sharapova anuncia volta às quadras em Stuttgart após suspensão por doping

BERLIM (Reuters) - A tenista russa campeã de cinco torneios do Grand Slam Maria Sharapova disse nesta terça-feira que retornará às competições, após 15 meses de suspensão por doping, no torneio de Stuttgart, em abril.

Sharapova, que mora na Flórida, foi originalmente suspensa por dois anos após ter um exame antidoping positivo para a substância meldonium no Aberto da Austrália do ano passado.

A ex-número um do mundo, uma das atletas mais bem pagas do planeta na última década, admitiu ter utilizado meldonium por anos, e disse que não estava ciente de que a substância estava proibida desde o começo de 2016. 

A suspensão foi depois revista para 15 meses, após apelação.

“Não poderia estar mais feliz em jogar minha primeira partida de volta em um dos meus torneios favoritos”, disse a russa, que venceu em Stuttgart por três anos a partir de 2012, segundo o site do torneio.

“Mal posso esperar para ver todos os meus ótimos fãs e voltar a fazer o que eu amo.”

Sharapova voltará à ativa a tempo de participar do segundo Grand Slam da temporada, em Roland Garros. O Aberto da França começará em 22 de maio.

Sharapova, que fará 30 anos em abril, ganhou 29,7 milhões de dólares em 2015, sendo considerada a atleta mais bem paga do mundo. 

A tenista considerou a suspensão original da Federação Internacional de Tênis como “injustamente severa”, após um tribunal independente ter considerado que ela não violou as regras antidoping intencionalmente. 

(Por Karolos Grohmann)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos