Rival de governo apoiado pela ONU na Líbia diz ter controle de prédios de ministérios em Trípoli

TRÍPOLI (Reuters) - O autodeclarado primeiro-ministro que foi afastado pelo governo da Líbia apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) disse ter retomado o controle nesta quinta-feira de vários prédios do governo na capital, Trípoli, incluindo o do Ministério da Defesa.

Khalifa Ghwell disse em comunicado transmitido pela TV que seu autodeclarado governo recapturou "algumas instituições de Estado", incluindo o Ministério da Defesa, e ordenou que os funcionários voltem ao trabalho.

Um comunicado de simpatizantes de Ghwell disse que os ministérios do Trabalho e dos Mártires também estavam sob seu controle.

As alegações não puderam ser confirmadas de forma independente.

Trípoli abriga uma miscelânia de grupos armados com lealdades mutantes. Alguns apoiaram o governo apoiado pela ONU, o Governo de Acordo Nacional (GNA), enquanto outros apoiaram Ghwell. Outros não têm alianças políticas.

Em outubro, grupos armados que apoiam Ghwell assumiram o controle de um complexo usado pelo Parlamento alinhado ao GNA e Ghwell fez várias aparições públicas em que desafia a autoridade do GNA.

Potências ocidentais apoiam o GNA na tentativa de pôr fim ao caos político que se instalou na Líbia após a rebelião que derrubou Muammar Gaddafi em 2011. O objetivo era unificar governos rivais estabelecidos em Trípoli e no leste do país em 2014, assim como grupos armados ligados a eles.

A liderança do GNA chegou a Trípoli em março, mas o governo tem sofrido para impor sua autoridade na capital, não completando sua formação com controle apenas parcial sobre instalações governamentais. Também não conseguiu obter o apoio de lideranças no leste do país.

(Reportagem de Ahmed Elumami)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos