Ações da Vale Indonésia despencam após liberação para exportação de minérios

JACARTA (Reuters) - A medida da Indonésia para permitir as exportações de minério de níquel e bauxita levou as ações da Vale Indonésia a registrarem forte queda nesta sexta-feira, com analistas diizendo que a mineradora deve ser prejudicada por uma queda nos preços globais de níquel.

As ações da unidade indonésia da Vale, maior produtora global de níquel, caíram 15,6 por cento, a maior perda percentual intradiária desde outubro de 2008. Cerca de 111 milhões de ações foram negociadas, ou 8,9 vezes o volume médio diário nos últimos 30 dias.

Uma proibição à exportação de minérios não processados foi imposta em 2014 para impulsionar indústrias de maior valor agregado, mas na quinta-feira o governo revelou novas regras que permitem a exportação de minério de níquel e bauxita sob certas condições.

A notícia levou os preços do níquel a cair mais de 5 por cento, embora o índice tenha se recuperado levemente mais tarde. A retomada das exportações de minério de níquel da Indonésia deve inundar os mercados globais e aumentar a oferta total.

As ações da PT Aneka Tambang Tbk, no entanto, subiram 5,8 por cento, como analistas dizendo que um aumento na venda de minérios de níquel poderia compensar a queda nos preços.

A Vale só exporta níquel processado da Indonésia.

(Por Wilda Asmarini e Eveline Danubrata)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos