Atacarejo impulsiona alta de 12% na receita líquida do GPA alimentar no 4o tri

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar teve alta anual de 12,1 por cento na receita líquida total da divisão alimentar no quarto trimestre, para 11,74 bilhões de reais, impulsionada por forte desempenho da operação de atacarejo da bandeira Assaí.

O crescimento foi apoiado em salto de 35,8 por cento na receita do Assaí, que tem sido foco de expansão de lojas do GPA em um momento de retração da economia e da renda dos consumidores.

A bandeira de atacarejo teve receita líquida total de 4,255 bilhões de reais no quarto trimestre, exibindo uma expansão de receita no conceito mesmas lojas, de pontos abertos há pelo menos um ano, de 17,3 por cento sobre os três últimos meses de 2015.

Em entrevista nesta semana à Reuters, o presidente do Assaí, Belmiro Gomes, comentou que a unidade espera manter em 2017 o ritmo de crescimento das vendas de 2016.

O Assaí teve aumento de 38,6 por cento na receita líquida total no ano passado, para cerca de 14,5 bilhões de reais, já as vendas mesmas lojas subiram 18,6 por cento no ano.

No total, a receita líquida mesmas lojas do GPA alimentar subiu 7,7 por cento no quarto trimestre sobre um ano antes, informou a companhia em comunicado ao mercado.

Já as operações da controlada Via Varejo, colocada à venda pelo grupo no ano passado, tiveram queda de 0,7 por cento na receita total líquida do quarto trimestre sobre um ano antes, já considerando impacto positivo de reconhecimento de impostos retroativos referentes à Lei do Bem. Excluindo esse efeito, a receita do trimestre passado teve queda de 6,5 por cento.

A receita líquida total da divisão de móveis e eletrodomésticos, classificada pelo GPA como operações descontinuadas, somou 6,93 bilhões de reais no quarto trimestre.

No conceito mesmas lojas, a receita da Via Varejo nos três últimos meses de 2016 caiu 1,7 por cento sobre um ano antes, considerando a operação de lojas físicas, enquanto nas operações de comércio eletrônico houve recuo de 10,4 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos