Preços da soja no Brasil caem com início da colheita, diz Cepea

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços da soja iniciaram 2017 em queda no mercado brasileiro, voltando aos menores patamares desde maio de 2015, em termos reais, com a expectativa de que a colheita de uma esperada safra recorde se intensifique nas próximas semanas, apontou em análise nesta sexta-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

"A baixa está atrelada às expectativas de safra nacional volumosa, que deve ser disponibilizada com força em março, e à significativa queda do dólar frente ao real, que desfavorece as vendas brasileiras", afirmou o Cepea, ligado à Universidade de São Paulo (USP).[nIGB3A5214]

No entanto, apesar da queda recente nos preços e da retração de alguns vendedores, as negociações do grão no Brasil vêm ganhando força, indicou o Cepea, com a maior liquidez sendo vista em especial no início da semana para soja com entrega em meados de fevereiro e março.

A média ponderada dos valores da soja no Paraná, segundo o Indicador Cepea/Esalq, está em 70,74 reais por saca de 60 kg até o momento em janeiro, com queda de 14 por cento ante igual período no ano anterior. Essa é a menor média mensal desde maio de 2015, segundo o Cepea.

O valor médio do grão no Brasil na parcial de janeiro apresenta queda de 4,4 por cento na comparação com o verificado em dezembro de 2016.

A colheita da soja começou nas últimas semanas de dezembro em Mato Grosso e teve início nesta semana no oeste do Paraná.

Veja a análise completa em: [nIGB3A5214]

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos