Premiê May precisa definir plano do Brexit até meados de fevereiro, dizem parlamentares

Por Kylie MacLellan

LONDRES (Reuters) - O governo britânico precisa publicar um plano detalhado sobre o Brexit até meados de fevereiro, definindo sua posição sobre a participação futura no mercado único e união aduaneira da União Europeia, disse um comitê de parlamentares em relatório publicado neste sábado.

O comitê de saída da EU, composto por parlamentares de diversos partidos, incluindo os Conservadores da premiê Theresa May e da oposição trabalhista, também disse que o governo precisa buscar um acordo de transição com o bloco.

May havia dito que irá iniciar conversas formais de separação da EU no fim de março, mas foi criticada por empresas, investidores e parlamentares por ter revelado pouco sobre os planos do governo sobre o Brexit.

"O governo precisa publicar seus planos sobre o Brexit até meados de fevereiro no máximo, incluindo sua posição sobre participação no mercado único e união aduaneira, para que possa ser escrutinado pelo Parlamento e pelo público", disse o parlamentar do Partido Trabalhista Hilary Benn, chefe do comitê.

May disse que fazer comentários recorrentes sobre as preparações iriam enfraquecer seu poder em negociações. Ela deve falar mais sobre sua abordagem em relação ao Brexit em discurso na terça-feira.

O comitê disse que o plano de saída deve ser apresentado na forma de um documento político do governo, junto a avaliações econômicas de diversas opções de acesso para mercado e comércio.

(Reportagem adicional de Estelle Shirbon)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos