Federer e Angelique Kerber são os destaques do primeiro dia de Aberto da Austrália

Por Nick Mulvenney

MELBOURNE (Reuters) - Roger Federer será o centro das atenções em seu retorno aos torneios Grand Slams no dia de abertura do Aberto da Austrália na segunda-feira, mas quem estiver atrás de tenistas com chance de título terá de depositar esperanças em outros nomes.

Apenas o décimo sétimo cabeça-de-chave após ficar seis meses afastado do esporte tratando uma lesão no joelho, o duelo de Federer na primeira rodada diante do qualifier austríaco Juergen Melzer será o último da quadra central, a Rod Laver Arena, o mais importante do dia.

O jogador de 35 anos venceu o último de seus quatro títulos em Melbourne em 2010 e o fato de ter ficado afastado por seis meses e ser sorteado em uma chave difícil devido ao seu ranking mais baixo faz com que um quinto troféu na Austrália seja tarefa improvável, mesmo para o vitorioso suíço.

Andy Murray vai disputar seu primeiro Grand Slam sendo número um do mundo e com muito mais credenciais para o título, mesmo tendo perdido cinco finais em Melbourne Park, quatro delas para o jogador que ele ultrapassou no ranking, Novak Djokovic.

O britânico encara Ilya Marcheno na última partida da sessão vespertina da Rod Laver Arena e terá de lidar com temperaturas na casa dos 30 graus Celsius, assim como o ucraniano. 

Stan Wawrinka, campeão de 2014, também começa a busca por um terceiro troféu de Grand Slam contra o eslovaco Martin Klizan, ao passo que o quinto cabeça-de-chave, o japonês Kei Nishikori, renova suas esperanças de dar à Ásia o primeiro título masculino abrindo sua jornada contra Andrey Kuznetsov.

Angelique Kerber, número um entre as mulheres, abrirá a sessão noturna da Rod Laver tendo a missão de defender o título do ano passado contra a ucraniana Lesia Tsurenko, que teve de abandonar um torneio preparatório em Hobart na semana passada devido a um vírus.

Simona Halep, Garbine Muguruza e Svetlana Kuznetsova são as outras mulheres do top 10 que estarão em ação no primeiro dia do Grand Slam australiano. Elas terão sorte de jogar na segunda-feira, uma vez que a previsão é que os termômetros subam ainda mais na terça, quando a outra metade da chave entrar em ação pela primeira rodada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos