Valtteri Bottas está perto de ser anunciado pela Mercedes, diz Williams

LONDRES (Reuters) - A Williams está próxima de chegar a um acordo para que o seu piloto Valtteri Bottas substitua o atual campeão da Fórmula 1 Nico Rosberg, que se aposentou, na Mercedes, de acordo com declarações da vice-diretora da escuderia, Claire Williams, neste domingo.

Em entrevista no palco da feira automobilística Autosport International em Birmingham, Inglaterra, Williams indicou que apenas pequenos detalhes separam Bottas da Mercedes.

Rosberg anunciou aposentadoria no começo de dezembro, cinco dias após conquistar seu primeiro título mundial no GP de Abu Dhabi, que encerrou a temporada.

A sua decisão deixou a campeã Mercedes, equipe dominante na categoria, em posição difícil já que todos os outros grandes pilotos têm contrato vigente em escuderias rivais.

Bottas foi uma escolha óbvia por sua experiência e seus contatos, com o chefe da Mercedes Toto Wolff tendo sido acionista na Williams e também envolvido no gerenciamento do início da carreira do finlandês. 

Além disso, a ex-campeã Williams também usa motores Mercedes. No entanto, o time também precisa de um piloto experiente para fazer dupla com o estreante canadense Lance Stroll, de 18 anos.

O brasileiro Felipe Massa, ex-piloto da Ferrari que correu pela Williams nos últimos três anos e cuja aposentadoria também foi anunciada na última temporada, agora deve voltar para ocupar o lugar de Bottas. 

"Assim que Nico fez seu anúncio, eu sabia que receberia uma ligação de Toto", disse Claire Williams, que lembrou que sua escuderia foi acessível.

"Não queremos ficar emperrando o caminho de um piloto que tem oportunidade de ir e pilotar um carro que está ganhando corridas, ganhando títulos mundiais", acrescentou.

Williams disse que a Ferrari esteve interessada em Bottas em 2015, quando a escuderia estava determinada a segurar o finlandês, que ainda não conquistou um Grande Prêmio, até o fim do contrato.

"Precisamos ter certeza que se vamos deixar Valtteri ir embora, teremos a melhor opção crível para substituí-lo", disse Williams.

"Eu gostaria de poder anunciar quem é, mas ainda precisamos por os pingos nos is e finalmente assinar os contratos."

"Vamos fazer o anúncio em pouco tempo porque logo entraremos nas sessões de testes e todos queremos saber quem irá pilotar conosco."

A temporada começa na Austrália no dia 26 de março, com a primeira bateria de testes dos novos carros programada para o circuito da Catalunha em Barcelona no fim de fevereiro.

(Por Alan Baldwin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos