"Estrelas Além do Tempo" lidera bilheterias nos EUA em fim de semana ruim para Affleck e Scorsese

Por Brent Lang

LOS ANGELES (Variety.com) - O filme familiar “Monster Trucks” decepcionou em sua estreia no feriado norte-americano de Martin Luther King Jr., se juntando ao fraco desempenho de “A Lei da Noite”, de Ben Affleck, e “Silêncio”, de Martin Scorsese, nos cinemas dos Estados Unidos. 

O fracasso dos filmes deve levar a dezenas de milhões de dólares em prejuízo para seus estúdios. “Sleepless”, ação estrelada por Jamie Foxx, também sofreu com uma abertura fraca, ficando perdido em meio a uma leva de lançamentos. 

“Há um número de filmes sem precedentes lá fora”, disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia na ComScore. “Isso é de certa forma desanimador e excessivo para a audiência de cinema.”

Em meio aos fracassos, “Estrelas Além do Tempo”, da Fox e da Chernin Entertainment, manteve o topo das bilheterias em sua segunda semana de distribuição no mercado norte-americano, faturando 20,5 milhões de dólares no fim de semana e 25,3 milhões para o fim de semana estendido.

A arrecadação total drama histórico sobre trabalhadoras afro-americanas da Nasa durante os primeiros dias do programa espacial chegou a 59,7 milhões de dólares, e o longa tem sido um dos principais títulos desta temporada de premiações.

“Estrelas Além do Tempo” enfrentou dura concorrência do musical “La La Land”, da Lionsgate, que foi o principal ganhador do Globo de Ouro, e do terror “Nunca Diga Seu Nome”, da STX. Os filmes faturaram 14,5 milhões e 13,4 milhões, respectivamente. 

A grande expectativa é que “La La Land” domine as indicações ao Oscar. O musical romântico situado em Los Angeles deve amealhar 17,5 milhões de dólares em bilheterias nos EUA nos últimos dias, levando seu total no país para 77 milhões de dólares.

A forte recepção de “Nunca Diga Seu Nome” é boa notícia para a STX, que esperava que o filme estreasse com cerca de 10 milhões de dólares. O filme de terror sobre estudantes universitários que enfrentam uma horripilante figura sobrenatural custou menos de 8 milhões de dólares para produzir. No feriado de quatro dias, sua bilheteria estimada é de 15 milhões de dólares. 

O fracasso de “Monster Trucks” parecia previsto. No ano passado, a Paramount registrou uma baixa contábil de 115 milhões sobre o filme. Agora, a recepção parece ter justificado essa medida fiscal. O filme estreou com pálidos 10,5 milhões de dólares, e 14,1 milhões projetados para o feriado, um resultado desastroso dado o orçamento de 125 milhões de dólares. 

Já “A Lei da Noite” será um duro golpe contra Affleck. Ele dirigiu, produziu e escreveu a adaptação do livro de Dennis LeHane, além de ter atuado como um carismático contrabandista de rum. A Warner Bros. distribui a produção, que custou 65 milhões de dólares. O filme arrecadou parcos 5,4 milhões de dólares e deve encerrar o período de feriado com pouco mais de 6 milhões. 

Por fim, há o drama religioso “Silêncio”, cuja produção demorou décadas. Scorsese batalhou por anos para conseguir financiar sua história sobre padres jesuítas que arriscaram tortura e morte para difundir o evangelho no Japão feudal, mas a audiência pareceu ter pouco apetite para o tema.

“Silêncio” arrecadou apenas pouco mais de 2 milhões de dólares no feriado expandido. O filme de 50 milhões de dólares foi financiado independentemente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos