Preços caem com dúvidas sobre cortes da produção

LONDRES (Reuters) - Os preços do petróleo caíam nesta segunda-feira, pressionados por dúvidas de que os grandes produtores de petróleo reduzirão a produção como prometido e com as expectativas de que a produção norte-americana volte a aumentar neste ano.

O petróleo Brent recuava 0,19 dólar, ou 0,34 por cento, a 55,26 dólares por barril, às 10:01 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,19 dólar, ou 0,36 por cento, a 52,18 dólares por barril

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) concordou em reduzir a produção em 1,2 milhão de barris por dia (bpd) para 32,5 milhões de bpd a partir de 1º de janeiro, em uma tentativa de superar o excesso da oferta mundial que derrubou os preços há mais de dois anos.

A Rússia e outros importantes exportadores de fora da Opep disseram que também cortarão a produção.

Mas a produção oferta de petróleo continua alta e, com os estoques próximos de níveis recordes em muitas áreas, os investidores duvidam que a Opep e seus aliados possam reduzir a produção o suficiente para elevar os preços.

"Os cortes da Opep e dos países não membros acabam de começar e levará algum tempo para serem filtrados", disse Bjarne Schieldrop, analista de commodities da SEB Markets em Oslo. "Nós realmente não acreditamos que os preços do petróleo fiquem muito mais fortes no primeiro trimestre de 2017".

(Por Christopher Johnson e Julia Payne)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos