BAT pagará US$49 bi por Reynolds, criando maior empresa de tabaco do mundo

LONDRES (Reuters) - A British American Tobacco concordou com pagar 49,4 bilhões de dólares para comprar a rival norte-americana Reynolds American, criando a maior companhia de tabaco do mundo depois de ter aumentado uma oferta anterior em mais de 2 bilhões dólares.

A BAT, que já possuía 42 por cento da Reynolds, pagará 29,44 dólares em dinheiro e 0,5260 ações BAT por cada papel da Reynolds, informou a empresa. O valor representa um prêmio de 26 por cento sobre o preço das ações em 20 de outubro, dia anterior à primeira oferta pública da BAT.

A Reynolds, fabricante de cigarros como Camel e Newport, rejeitou a proposta um mês depois, segundo fontes, embora os dois lados estivessem em negociações.

O acordo, que avalia a Reynolds em cerca de 86 bilhões de dólares, marcará o retorno da BAT ao mercado lucrativo e altamente regulamentado dos Estados Unidos depois de uma ausência de 12 anos, tornando-se a única gigante do tabaco com presença líder nos mercados norte-americano e internacional.

O presidente-executivo da BAT, Nicandro Durante, disse que reunir as duas empresas criará um líder de mercado com marcas como Newport, Lucky Strike, Camel e Pall Mall.

Ele disse que o grupo combinado teria a maior presença global de qualquer grupo de tabaco, com fortes posições tanto em mercados emergentes de rápido crescimento quanto em lucrativos países ocidentais.

(Por Paul Sandle)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos