Presidente do Irã diz que conversas sobre renegociação de acordo nuclear não têm sentido

DUBAI (Reuters) - O presidente do Irã, Hassan Rouhani, disse nesta terça-feira que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, não pode cancelar unilateralmente o acordo nuclear que Teerã assinou com potências mundiais, incluindo Washington, e que conversas sobre renegociação são "sem sentido".

Trump, que assume a presidência dos EUA na sexta-feira, disse que o acordo de julho de 2015 é "o pior acordo já negociado". Ele ameaçou descartar o acordo ou buscar um acordo melhor.

    Sob o acordo do Irã com EUA, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China, Teerã concordou em diminuir seu programa nuclear para indicar às potências de que não pode ser usado para desenvolver bombas nucleares. Em troca, o Irã recebeu alívio de sanções, que em maioria foram removidas em janeiro de 2016.

    "O presidente eleito mostrou não estar feliz sobre o acordo nuclear, chamando-o de pior acordo já assinado. Isto é somente conversa vazia", disse Rouhani durante entrevista coletiva na data em que completa um ano da remoção das sanções.

    "Não penso que ele poderá fazer muito quando for à Casa Branca", acrescentou Rouhani, um moderado que através de abertura diplomática arquitetou um degelo nas relações da república islâmica com o Ocidente.

    Rouhani disse ter esperança sobre o futuro do acordo nuclear, que foi apoiado por uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, chamando conversas sobre renegociação de "sem sentido".

    "Estou otimista com o futuro do acordo nuclear... É bom para os Estados Unidos, mas ele (Trump) não entende", disse Rouhani, cujas afirmações foram transmitidas ao vivo na TV estatal.

Rex Tillerson, escolha de Trump para a Secretaria de Estado, disse na semana passada que recomendaria uma "revisão total" do acordo nuclear, mas não falou sobre rejeição completa.

(Reportagem de Bozorgmehr Sharafedin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos