Latam descobre tiro em asa de Boeing 767-300 durante manutenção

SÃO PAULO (Reuters) - Um Boeing 767-300 operado pela Latam em voos internacionais foi atingido por um disparo de fuzil, informou a companhia aérea nesta quarta-feira, acrescentando que o tiro foi descoberto durante uma manutenção programada da aeronave que começou dia 15.

Segundo a empresa, maior companhia aérea da América Latina, não há informações sobre quando a aeronave foi atingida pelo disparo ou onde. A aeronave transita por aeroportos internacionais de São Paulo e Rio de Janeiro, conectando destinos fora do Brasil.

"A aeronave foi para manutenção programada no dia 15 e foi lá que a marca do tiro foi descoberta", afirmou a assessoria de imprensa da Latam. O avião está em centro de manutenção em São Carlos (SP).

"Não tem como precisar onde aconteceu (o disparo), a aeronave faz diversas rotas."

Imagens da TV Bandeirantes mostraram a asa esquerda do Boeing 767-300 prefixo PT-MSY perfurada por projétil de arma de fogo.

Segundo o site de acompanhamento de voos de aeronaves Flightradar, nos últimos dias o avião voou de Barcelona (Espanha) para São Paulo em 14 de janeiro, depois de ter viajado um dia antes da capital paulista para a cidade espanhola. No mesmo dia 13, o avião tinha saído de Lima (Peru) para São Paulo. No dia 12, o Boeing retornou de Nova York para a capital paulista.

Em comunicado, a Latam no Brasil afirmou que "segue apurando a ocorrência". "A empresa já notificou a Polícia Federal e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o ocorrido e colabora com as investigações das autoridades. A Latam reforça que a ocorrência não comprometeu a segurança de sua operação."

Procurada, a Anac afirmou em comunicado que, "devido à excepcionalidade do caso, a agência acompanha as investigações conduzidas pelo Departamento de Polícia Federal, prestando todo o auxílio necessário".

Representantes da Polícia Federal em Brasília e em São Paulo não comentaram o assunto.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Leonardo Goy, em Brasília)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos