São Paulo e Paraná devem ter chuva acima da média na semana, diz analista

SÃO PAULO (Reuters) - Os próximos dias deverão ter chuvas moderadas na maior parte do Brasil, mas poderá haver precipitações acima da média no Sudeste, na região dos Estados de São Paulo e Paraná, de acordo com análise do meteorologista Georg Müller, do serviço Point Carbon da Thomson Reuters.

O Sudeste concentra as hidrelétricas com maiores reservatórios no Brasil, e chuvas na região são importantes para assegurar a recuperação dos níveis dos lagos.

Na última semana, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) projetou chuvas em 71 por cento da média na região das usinas do Sudeste em janeiro.

De acordo com Müller, a região do país próxima ao Meridiano 45, que concentra principalmente Estados do Nordeste, deverá continuar seca ao longo dos próximos dias, enquanto as regiões centrais e o oeste do país também deverão ter chuvas entre moderadas e acima do normal.

O meteorologista disse que as semanas seguintes poderão registrar episódios de seca por todo o país, mas esse padrão não deverá se prolongar.

"A continuidade de episódios de muita seca e calor não é esperada, com o início de fevereiro mostrando sinais de condições próximas do normal na maior parte do Brasil", explicou Müller.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos