Tenista uzbeque surpreende e derrota Djokovic na segunda rodada do Aberto da Austrália

Por Nick Mulvenney

MELBOURNE (Reuters) - O tenista uzbeque Denis Istomin conseguiu uma inesperada e memorável vitória nesta quinta-feira sobre Novak Djokovic, desclassificando na segunda rodada do Aberto da Austrália o sérvio que dominou o torneio nos últimos sete anos. 

O jogador de 30 anos, número 117 do mundo, jogou a partida de sua vida e foi capaz de derrotar o heptacampeão com parciais 7-6(8), 5-7, 2-6, 7-6(5) e 6-4 na Rod Laver Arena. Foi a segunda derrota de Djokovic em 41 partidas no Melbourne Park.

Istomin, jogando com seus habituais óculos amarelos fosforescentes e de bandana, deu um grito de vibração quando o 12 vezes campeão de torneios de Grand Slam fez um saque para fora, efetivamente encerrando a partida após quatro horas e 50 minutos.  

“Todo o crédito para Denis por jogar extraordinariamente, ele mereceu vencer”, disse o atual campeão após sua saída mais precoce no torneio desde 2008. “Não fiquei satisfeito com meu desempenho. Foi um dos dias em que você não se sente ótimo e outro jogador está realmente sentindo o jogo. Isso é o esporte".

Istomin, que precisou participar do torneio de classificação da Ásia-Pacífico apenas para conseguir entrar no Aberto da Austrália, para sua 11ª participação, ficou boquiaberto com seu desempenho. 

“Primeiramente, sinto muito por Novak. Eu estava jogando muito bem hoje”, disse ele em entrevista na quadra. “Tanta emoção em minha mente que eu não posso conter, mas quero dizer muito obrigado por terem vindo me apoiar.”

Djokovic havia vencido todos os cinco confrontos anteriores contra o tenista uzbeque, cedendo apenas um set. O sérvio perdeu apenas uma vez desde 2010 para um tenista fora do Top 100.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos