Aeronáutica recupera gravador de voz do avião que caiu com ministro Teori Zavascki

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Aeronáutica localizou nesta sexta-feira o gravador de voz da aeronave que caiu no mar de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, matando o ministro relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, e outras quatro pessoas.

Os corpos de Teori, que tinha 68 anos, do empresário Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, 69, dono do Hotel Emiliano, do piloto da aeronave, Osmar Rodrigues, 56, da massoterapeuta Maira Lidiane Panas Helatczuk, 23, e da professora Maria Ilda Panas, 55, foram retirados do local também nesta sexta-feira.

Em nota, a Aeronáutica informou que a chamada "caixa-preta" da aeronave que caiu no mar na quinta-feira será encaminhada para leitura pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília. Os destroços da aeronave bimotor serão conduzidos para análise no Rio de Janeiro.

"A investigação prosseguirá com a fase de análise dos dados e levará em conta diversos fatores contribuintes, sejam materiais (sistemas da aeronave e projeto, por exemplo), humanos (aspectos médicos e psicológicos) ou operacionais (rota, meteorologia, etc)", disse a Aeronáutica.

A Polícia Federal também abriu inquérito para investigar o caso.

A morte do ministro, responsável por todos os casos envolvendo políticos com prerrogativa de foro junto ao Supremo no âmbito Lava Jato, joga incerteza sobre a tramitação dos processos da operação na corte, e deve atrasar a homologação das delações premiadas da Odebrecht, que cita vários membros do atual governo.

O avião Hawker Beechcraft, modelo C90GT, pertencia ao Grupo Emiliano e decolou na quinta-feira de São Paulo rumo a Paraty.

Em nota, o Grupo Emiliano afirmou que Maira Lidiane era massoterapeuta e prestava serviços a Filgueiras, que passava por um tratamento no ciático. A mãe da massoterapeuta, Maria Ilda, havia viajado de Mato Grosso a São Paulo para visitar a filha. O empresário convidou ambas para passar um fim de semana em Paraty, de acordo com a nota do grupo.

"O Grupo Emiliano registra seus sentimentos e condolências para a família e amigos. E informa que está prestando apoio e informações aos familiares", disse a nota.

O velório do ministro será no sábado, em Porto Alegre, atendendo a pedido da família do ministro. O presidente Michel Temer deve ir à capital gaúcha para o velório.

(Reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo, e Anthony Boadle, em Brasília)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos