Topo

ONS deve manter reservatório de Itaparica com 20% do volume útil até novembro, diz ANA

20/01/2017 19h16

SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Águas (ANA) recomendou ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que mantenha o reservatório da hidrelétrica de Itaparica, também conhecida como Luiz Gonzaga, em 20 por cento do volume útil a partir deste mês até novembro, quando começa o período chuvoso na região.

A recomendação vem em meio a uma forte seca na região Nordeste do Brasil que já dura anos, o que tem impedido a recuperação do nível dos reservatórios das usinas hídricas na região.

O objetivo da ANA, segundo nota no site da agência nesta sexta-feira, é preservar os usos múltiplos do lago do reservatório e garantir atuação imediata no caso de problema na região do Baixo São Francisco.

Em medição de 19 de janeiro, o reservatório da hidrelétrica de Itaparica, operada pela Chesf, subsidiária da Eletrobras, registrava 11,24 por cento do volume útil.

Para que Itaparica atinja 20 por cento do volume útil, o reservatório de Sobradinho, na Bahia, manterá uma vazão liberada de 1.200m3/s até que o lago chegue ao nível de 20 por cento, explicou a ANA. Após atingida a meta, as defluências de Sobradinho serão reduzidas.

(Por Laís Martins)