Topo

Trump traz maior incerteza para UE do que Brexit, diz ministro britânico

20/01/2017 09h53

LONDRES (Reuters) - A presidência de Donald Trump deve criar maior incerteza para a União Europeia (UE) do que a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, disse o ministro britânico das Finanças, Philip Hammond, nesta sexta-feira.

"O Brexit trouxe incertezas. Acredito que a mudança de administração nos Estados Unidos tenha trazido incerteza ainda maior para a União Europeia", disse Hammond em um painel de discussão sobre a UE na cidade suíça de Davos.

Hammond, ex-ministro de Relações Exteriores, disse que a perspectiva de países da UE sobre uma ameaça da Rússia variava muito. 

"Qualquer coisa que mude o status quo estabelecido, de uma Europa que vive com a Rússia como vizinha, mas que vive sob o guarda-chuva de segurança dos EUA… terá influência na dinâmica da União Europeia", disse ele. 

Trump, que tomará posse como presidente dos EUA nesta sexta-feira, tem expressado sua admiração pelo presidente russo, Vladimir Putin, e levantou preocupações sobre como países compartilham o custo para a aliança militar da Otan.

(Por David Milliken)