Velório de Teori Zavascki será no sábado em Porto Alegre, no TRF da 4ª Região

BRASÍLIA (Reuters) - O velório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki, morto na véspera na queda de um avião, será realizado no sábado na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, e o enterro deve ocorrer no fim da tarde, no cemitério Jardim da Paz, informou assessoria do TRF.

Teori,  morto na quinta-feira na queda de um avião que decolou de São Paulo para Paraty, era o ministro responsável por analisar todas as acusações da Lava Jato contra parlamentares e políticos com prerrogativa de foro junto ao Supremo.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, já embarcou para a capital gaúcha e deve acompanhar as cerimônias fúnebres. O presidente da República, Michel Temer, também deve viajar a Porto Alegre no sábado, segundo uma fonte do Planalto.

A morte do ministro, lamentada por amigos, políticos e juristas, trouxe incertezas sobre a tramitação da Lava Jato no Supremo, às vésperas da esperada homologação de acordos de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht, encaradas como fundamentais para as investigações.

A substituição de Zavascki ainda não foi definida e há mais de um caminho para a indicação do novo relator, segundo o Regimento Interno do Supremo.

Uma das saídas, de acordo com um artigo do Regimento Interno do STF, seria passar a relatoria do caso para o sucessor de Teori, a ser indicado pelo presidente Michel Temer e aprovado pelo Senado. Existe ainda a possibilidade de redistribuição entre os ministros, que poderia ser feito entre os da Segunda Turma do Supremo, à qual pertencia Teori, ou entre todos os da corte.

 

(Por Maria Carolina Marcello)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos