Topo

Wall Street fecha em leve alta com posse de Trump

20/01/2017 20h08

NOVA YORK (Reuters) - As ações norte-americanas fecharam esta sexta-feira em alta modesta, mas generalizada, com Donald Trump assumindo o cargo de presidente dos Estados Unidos e marcando a primeira vez em mais de 50 anos que um novo comandante foi recebido no primeiro dia de mandato com um avanço no mercado acionário.

O índice Dow Jones subiu 0,48 por cento, a 19.827 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,33 por cento, a 2.271 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,28 por cento, a 5.555 pontos.

O Dow interrompeu uma sequência de cinco sessões em queda, mas todos os três principais índices acumularam perdas na semana.

Em seu discurso, Trump disse que a política norte-americana será voltada para dar emprego aos norte-americanos, reiterando o que ele havia dito muitas vezes durante a campanha para a Casa Branca.

Alguns investidores disseram que os comentários reforçaram preocupações com potenciais políticas comerciais protecionistas. Os índices reduziram os ganhos durante o discurso de Trump e terminaram distante dos patamares mais altos do dia.

O movimento de avanço das ações registrado desde as eleições de 8 de novembro parou nas últimas semanas, enquanto os investidores aguardam clareza sobre os planos de Trump para impulsionar a economia.