Corpo de ministro Teori Zavascki é enterrado em Porto Alegre

SÃO PAULO (Reuters) - O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado no sábado em Porto Alegre, dois dias depois que o avião em que estava com mais quatro pessoas caiu em Parati (RJ).

Investigadores estão trabalhando para determinar o que fez o avião turboélice Hawker Beechcraft C90GT cair no mar em Parati, perto do aeroporto da cidade. A Força Aérea confirmou que recuperou o gravador de voz da aeronave.

Teori, de 68 anos, era relator da operação Lava Jato no STF e deveria decidir no início de fevereiro se homologaria ou não dezenas de acordos de delação premiada de ex-executivos da Odebrecht, que poderiam atingir muitos políticos, incluindo várias figuras importantes do governo do presidente Michel Temer.

Temer, que foi citado por um réu como recebedor de fundos de campanha ilegais, disse na sexta-feira que vai rapidamente apontar um novo ministro, que, de acordo com as regras do STF, assumiria os casos de Teori.

Porém, no sábado, durante velório de Teori, o presidente disse que só deverá indicar um novo ministro para o STF depois que o relator do processo da Operação Lava Jato no Supremo for definido.

Também no sábado, de acordo com a Agência Brasil, a Marinha informou que o grupo hoteleiro Emiliano, cujo dono Carlos Alberto Filgueiras também morreu no acidente, terá que contratar uma empresa de salvamento para elaborar um plano de retirada do casco do avião, provavelmente por içamento. A cauda do avião, que havia se desprendido da estrutura principal, foi localizada na manhã do sábado.

A TV Globo informou que uma balsa que saiu de Niteroi (RJ) para transportar o avião caído em Parati deve chegar ao local do acidente ainda neste domingo. De lá, a aeronave será levada pela balsa para Angra dos Reis (RJ) antes de ser transportada para o aeroporto de Galeão para que investigadores possam trabalhar nas causas da queda da aeronave.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos