Naufrágio de barco indonésio na costa da Malásia deixa 9 mortos e 29 desaparecidos

KUALA LUMPUR (Reuters) - Um barco que partiu da Indonésia transportando 40 pessoas naufragou na costa da Malásia nesta segunda-feira, deixando ao menos nove mortos e quase 30 desaparecidos, no mais recente acidente envolvendo trabalhadores imigrantes em embarcações superlotadas.

A Agência de Vigilância Marítima da Malásia (MMEA) disse ter recuperado os corpos de seis mulheres e três homens e resgatado duas pessoas do acidente, ocorrido no início da manhã. O destino de outras 29 pessoas ainda é desconhecido.

A agência disse que acredita que uma combinação de fatores, incluindo a superlotação, o tempo ruim e a condição do mar, causou a tragédia.

No passado recente foram registrados vários acidentes nas rotas marítimas entre a Indonésia e a Malásia envolvendo barcos lotados de trabalhadores em busca de emprego nas fábricas e plantações malaias.

Em novembro, mais da metade dos 101 passageiros de um barco morreu depois que a embarcação atingiu um recife e afundou ao largo da ilha indonésia de Batam, ao sul de Cingapura.

Quatro meses antes, um barco afundou a caminho de Batam. As autoridades malaias recuperaram oito corpos e resgataram 34 pessoas.

A polícia da Malásia recuperou 17 corpos em janeiro do ano passado depois que um barco que transportava imigrantes ilegais naufragou em alto mar.

(Por Joseph Sipalan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos