Trump diz que começará a renegociar Nafta em breve com México e Canadá

Por Ayesha Rascoe

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que planeja conversar em breve com os líderes do Canadá e do México para iniciar a renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta, na sigla em inglês).

"Vamos iniciar negociações que temos a fazer com o Nafta", disse Trump em cerimônia de posse de seus principais assessores na Casa Branca, no domingo. "Vamos começar a renegociar o Nafta, a imigração e a segurança na fronteira".

Trump prometeu durante a campanha presidencial que, se eleito, renegociaria o pacto comercial do Nafta para obter condições mais favoráveis ​​aos Estados Unidos.

O Nafta, que entrou em vigor em 1994, e outros acordos comerciais tornaram-se alvo de críticas de eleitores indignados nos Estados industriais dos EUA que levaram Trump ao poder neste mês.

O embaixador do Canadá nos Estados Unidos, David MacNaughton, disse que ficou claro que a equipe de Trump estava preocupada sobretudo com déficits comerciais com o México e a China.

"Eu não acho que o Canadá é o foco", disse MacNaughton a jornalistas em Calgary, Alberta, antes de uma reunião de dois dias do governo focada em como lidar com o novo governo Trump.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos