Mary Tyler Moore, estrela da TV dos EUA, morre aos 80 anos

Por Bill Trott

(Reuters) - A atriz vencedora do Emmy Mary Tyler Moore, que brillhou nas telas da TV norte-americana como a animada dona de casa em “The Dick Van Dyke Show” e depois como uma feminista em “The Mary Tyler Moore Show”, morreu nesta quarta-feira, aos 80 anos, disse uma representante da artista.

Moore, que ganhou sete prêmios Emmy pelo seu trabalho na TV, morreu na companhia de amigos e do marido S. Robert Levine, disse a representante Mara Buxbaum em comunicado.

Moore foi indicada ao Oscar em 1981 pelo filme “Gente como a Gente”, interpretando uma personagem muito diferente dos seus papéis na TV: uma mulher fria lidando com a tentativa de suicídio do filho de 18 anos.

O show de Moore e o “The Dick Van Dyke Show” estiveram ambos entre os mais populares programas do deu seu tempo, com o primeiro ficando em 7º e o segundo em 20º numa lista do TV Guide de 2013 dos melhores shows da TV.

Perguntada pela Reuters em 2012 sobre como gostaria de ser lembrada, ela disse: “Como uma boa amiga. Como alguém que foi feliz na maior parte do tempo e que teve grande orgulho em fazer as pessoas rirem quando eu fui capaz de fazer isso”.

Moore apareceu na TV no início dos anos 1960, quando muitas das mulheres dos papéis principais eram mães caseiras tradicionais.

Em 1974, ela ganhou um Emmy especial como a atriz do ano. Ela também recebeu um prêmio Tony. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos