Atriz iraniana não vai ao Oscar em protesto contra plano de Trump de proibir imigrantes
(Reuters) - A estrela do filme iraniano "O Apartamento", indicado ao Oscar, disse nesta quinta-feira que não participará da cerimônia de premiação no próximo mês devido à proposta do presidente norte-americano, Donald Trump, de proibir imigrantes de nações muçulmanas.
Taraneh Alidoosti, de 33 anos, atriz de Teerã, disse que a decisão de Trump é racista.
"A proibição de visto de Trump para os iranianos é racista, se isso vai incluir um evento cultural ou não, eu não vou ao #AcademyAwards 2017 em protesto", disse Taraneh no Twitter.
Um decreto que deverá ser assinado por Trump nos próximos dias bloqueará a entrada nos Estados Unidos de refugiados sírios e suspenderá a entrada de quaisquer imigrantes de países com maioria muçulmana, como Síria, Sudão, Somália, Iraque, Irã, Líbia e Iêmen.
Em "O Apartamento", Taraneh interpreta uma iraniana cuja vida se torna tensa ao participar de uma produção do clássico norte-americano "Death of a Salesman".
O filme, do diretor iraniano Asghar Farhadi, foi indicado na terça-feira ao Oscar de língua estrangeira e ganhou prêmios em festivais de Cannes, Chicago e Munique.
(Reportagem de Jill Serjeant em Nova York)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.