China pode estar desenvolvendo novo míssil ar-ar de longo alcance, diz jornal

PEQUIM (Reuters) - A China pode estar testando um novo míssil ar-ar de longo alcance que poderia abater aeronaves de alerta e aviões de reabastecimento aéreo, noticiou um jornal estatal nesta quinta-feira, depois que fotos do novo míssil apareceram na internet.

O presidente chinês, Xi Jinping, está supervisionando uma modernização ambiciosa do programa militar da China que inclui caças antirradar e porta-aviões. O país também já testou mísseis antissatélite.

O jornal oficial China Daily disse que recentemente o Exército de Libertação Popular publicou na internet fotos de um caça J-11B transportando um míssil grande e sem identificação durante testes no ano passado.

O pesquisador da Força Aérea Fu Qianshao disse ao jornal que acredita que o míssil foi concebido para atingir alvos distantes de alto valor, como aeronaves de alerta precoce, normalmente localizadas fora das zonas de combate.

Isso representa uma melhoria em relação aos mísseis chineses existentes, que têm alcances de menos de 100 quilômetros.

"A melhor solução que consigo imaginar para este problema é enviar um caça super manobrável com mísseis de alcance muito longo para destruir estes alvos de alto valor, que são os 'olhos' dos caças inimigos", disse Fu.

"Por isso, o desenvolvimento bem-sucedido deste novo míssil em potencial seria um grande avanço".

O míssil pode ter um alcance de até 400 quilômetros, ultrapassando aqueles usados por forças aéreas ocidentais, e atingir alvos partindo da estratosfera, acrescentou.

A Força Aérea chinesa ainda não comentou formalmente sobre o novo míssil. A mídia chinesa informa periodicamente a respeito de novas armas antes de haver confirmação oficial de sua existência.

(Por Ben Blanchard)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos