Distribuidoras de eletricidade declaram cerca de 7GW em sobra de energia
SÃO PAULO (Reuters) - As distribuidoras de energia elétrica do Brasil possuem quase 7 gigawatts médios em excesso de eletricidade contratada para 2017, após a queda no consumo registrada nos últimos dois anos devido à recessão no país, segundo dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quinta-feira.
A CCEE promoveu o processamento de um mecanismo criado para que as distribuidoras negociem diretamente com geradores a redução de contratos de compra de energia, mas o mecanismo só conseguiu viabilizar 415,2 megawatts em reduções contratuais, ante sobras de 7,25 gigawatts declaradas pelas elétricas.
O excedente representa, em energia, mais do que a geração média prevista para a hidrelétrica de Belo Monte, uma das maiores usinas do mundo, que está atualmente em construção no Pará.
O mecanismo de redução de contratos, chamado no setor de "MCSD de Energia Nova", era válido para acordos com fornecimento entre janeiro e dezembro de 2017.
A CCEE disse que, além das reduções contratuais, foram viabilizados nesta quinta-feira outros 147 megawatts em cessões compulsórias de energia.
(Por Luciano Costa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.