Topo

Dólar segue exterior e fecha em leve alta a R$3,18

26/01/2017 17h24

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subiu ante o real nesta quinta-feira, influenciado pelo avanço da moeda no exterior e por um nível atrativo para investidores, após a moeda norte-americana ter se aproximado nos últimos dias do patamar de 3,15 reais.

O dólar avançou 0,28 por cento e fechou a 3,1805 reais na venda. Na mínima, a moeda marcou 3,1619 reais e, na máxima, 3,1950 reais. O dólar futuro tinha leve alta de 0,20 por cento.

"O dólar precisa de um motivo mais forte para cair mais, o fim do recesso parlamentar pode trazer um pouco mais de ânimo ao mercado", disse um profissional da mesa de câmbio de uma corretora nacional.

A moeda tem oscilado perto do piso informal de 3,15 reais e profissionais vêm chamando a atenção para a dificuldade de romper esse patamar sem algum fato relevante.

"Janeiro está acabando e há questões que apresentam riscos, como delações, a Lava Jato, sucessão na Câmara (dos Deputados). Isso também dificulta o investidor de apostar ainda mais na queda do dólar", afirmou o operador da corretora H.Commcor Cléber Alessie Machado.

Eventual fluxo de ingresso de recursos, no entanto, pode levar a moeda a, pontualmente, recuar abaixo do patamar de 3,15 reais, segundo profissionais.

No exterior, o dólar subia ante uma cesta de moedas e também ante divisas de emergentes, como os pesos mexicano e chileno e o rand sul-africano.

Internamente, o Banco Central vendeu o lote integral de 15 mil contratos de swap cambial tradicional --equivalente à venda futura de moeda para rolagem do vencimento de fevereiro.

Com este leilão, o BC já vendeu o equivalente a 4,95 bilhões de dólares para rolar o total de 6,431 bilhões de dólares que vence em fevereiro.