Parlamento britânico irá começar a debater lei para acionamento do Brexit em 31 de janeiro

LONDRES (Reuters) - A legislação que autoriza o governo do Reino Unido a iniciar o processo legal de separação da União Europeia, o chamado Brexit, começará a ser debatida no Parlamento britânico no próximo dia 31, informou o governo britânico nesta quinta-feira, delineando os primeiros passos do procedimento legislativo.

No início desta semana a Suprema Corte determinou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, deve buscar a aprovação parlamentar antes de acionar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa da UE, rejeitando argumento do governo segundo o qual este deveria poder fazê-lo unilateralmente.

O veredicto não deve impedir o plano de May de desencadear o Artigo 50 até o final de março, iniciando dois anos de negociações complexas com a UE a respeito dos termos do rompimento britânico e seus novos arranjos comerciais.

O projeto de lei que precisa da aprovação dos parlamentares tem menos de 150 palavras.

Mas partidos da oposição disseram que irão tentar fazer emendas na legislação para obrigar o governo a revelar mais detalhes sobre seus planos para o Brexit.

O projeto será debatido nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, na semana que vem, e depois por mais três dias, 6 e 8 de fevereiro, como parte do processo legislativo normal.

(Por William James e Estelle Shirbon)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos