Receita trimestral da Intel sobe 9,8% e supera estimativas
(Reuters) - A Intel Corp anunciou nesta quinta-feira aumento de 9,8 por cento na receita trimestral, acima das estimativas dos analistas, impulsionada pela estabilização no mercado de PCs e por um aumento na demanda por seus serviços de data center.
A receita líquida da Intel subiu para 16,37 bilhões de dólares no último trimestre de 2016, ante 14,91 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior, e acima da estimativa dos analistas de 15,75 bilhões de dólares, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita do negócio de data center subiu 8,4 por cento, a 4,67 bilhões de dólares no quarto trimestre, enquanto a receita dos negócios de PCs cresceu 4,3 por cento, a 9,13 bilhões de dólares. A unidade de PCs inclui vendas de chips para celulares e tablets.
A Intel vem montando seu centro de dados, de Internet das Coisas e de negócios automotivos para reduzir a dependência do mercado de PCs, que foi afetado pela mudança dos usuários para telefones celulares.
"O quarto trimestre foi um ótimo final para um ano de recordes e transformador para a Intel", disse o presidente-executivo, Brian Krzanich, em comunicado.
A Intel disse que espera uma receita no primeiro trimestre de 14,8 bilhões de dólares, mais ou menos 500 milhões de dólares. Analistas em média esperavam receita neste trimestre de 14,53 bilhões de dólares.
Mas a Intel disse que seu lucro líquido caiu a 3,56 bilhões de dólares, ou 0,73 dólar por ação, no quarto trimestre, ante 3,61 bilhões de dólares, ou 0,74 dólar por ação, um ano antes.
Excluindo itens, a empresa lucrou 0,79 dólar por ação, superando as estimativas de 0,74 dólar por ação.
As vendas mundiais de PCs caíram 1,5 por cento no quarto trimestre, ante queda de 3,9 por cento no trimestre anterior, de acordo com a empresa de pesquisa IDC, continuando a recente tendência de estabilização da demanda.
(Reportagem de Aishwarya Venugopal e Supantha Mukherjee)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.