Nadal supera dor e dúvidas para garantir final contra Federer

Por Ian Ransom

MELBOURNE (Reuters) - Foram necessárias quase cinco horas de tênis intenso para Rafael Nadal derrotar Grigor Dimitrov e garantir uma vaga de sonho na final do Aberto da Austrália contra Roger Federer, mas antes de voltar a Melbourne Park o espanhol enfrentou uma temporada de dor e dúvida.

Tendo superado o búlgaro em parciais de 6-3, 5-7, 7-6(5), 6-7(4) e 6-4 em uma maratona de abalar os nervos e chegado à sua primeira decisão de grand slam desde Roland Garros em 2014, um Nadal exausto se permitiu refletir sobre um ano "duro".

Incapaz de disputar semifinais de grand slams durante dois anos, Nadal se sentiu no fundo do poço no Aberto da França no ano passado. O dono de nove títulos no saibro parisiense sofreu uma derrota chocante na terceira rodada quando seu pulso lesionado enfim cedeu depois de ser mantido à base de injeções contra dor.

"Eu sempre tive confiança que, se conseguir vencer algumas partidas, tudo pode acontecer", disse Nadal aos repórteres.

"Mas o ano passado foi duro. Quando você sente que está jogando muito bem e tem que ir para Roland Garros sem entrar em quadra... me lembro de chorar no carro na volta para o hotel. Aquele foi um momento duro".

O nono cabeça de chave Nadal irá enfrentar o 17o cabeça de chave Federer em uma final australiana pela primeira vez desde 2009, quando derrotou o mestre suíço em cinco sets, levando seu grande rival às lágrimas. O tenista de 30 anos irá tentar conquistar seu 15o título de grand slam, e Federer irá buscar seu 18o aos 35 anos de idade.

Nadal tem um histórico de 6 vitórias contra 2 derrotas diante de Federer em finais de grand slam, mas vê a cifra como algo irrelevante.

"(Isso) foi muito tempo atrás. É ótimo, é empolgante para mim e para nós dois ainda estarmos aqui e ainda lutando em eventos importantes".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos