Russa Phosagro vê mercado global de fertilizantes caminhando para reequilíbrio
LONDRES (Reuters) - O mercado global de fertilizantes está a caminho do reequilíbrio à medida que a China reduz as exportações após inundar o mercado nos últimos anos, disse o presidente da Phosagro, gigante russa do setor.
"Esperamos que as unidades ineficientes da China fechem. E porque isso levará a certa escassez, suas grandes empresas irão direcionar suas entregas ao mercado doméstico", disse Andrei Guryev à Reuters.
Os preços de fertilizantes caíram após a China abolir uma taxa sazonal de exportação em 2015, inundando o mercado com volumes adicionais.
Mas Guryev disse que as exportações chinesas de fertilizantes de fosfato e nitrogênio já caíram em 30 por cento desde 2015, uma vez que algumas empresas não conseguiram lidar com os baixos preços.
O declínio, que deve continuar neste ano, deverá permitir que os preços do fertilizante fosfato diamónico (DAP) se estabilizem nos níveis do ano passado de cerca de 340 a 350 dólares por tonelada, disse Guryev.
A Phosagro é uma das maiores produtoras mundiais de rocha fosfática, um nutriente agrícola essencial. Ela também vende fertilizantes compostos, uma mistura de fosfato, nitrogênio, potássio processados e frequentemente enxofre.
(Por Dmitry Zhdannikov)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.