Shell deve vender ativos de petróleo no Mar do Norte para Chrysaor por US$3 bi

LONDRES (Reuters) - A petroleira Shell está perto de vender uma grande fatia de seus ativos de óleo e gás no Mar do Norte para a Chrysaor, apoiada por capital de private equity, por 3 bilhões de dólares, disseram fontes do setor bancário, em um marco importante para reduzir a dívida da empresa depois da compra do grupo BG.

A Chrysaor, uma petroleira focada no Mar do Norte e sustentada pelo fundo de private equity EIG Partners, irá adquirir um mix de campos antigos, novos projetos e infraestrutura da Shell.

O negócio em uma região de alto custo de produção é visto como um teste decisivo para o apetite do setor por negócios de exploração e produção, à medida que o mercado lentamente se recupera de dois anos e meio de baixos preços do petróleo. A conclusão do acordo pode estimular outros negócios no Mar do Norte e em outras regiões.

A Shell e a Chrysaor não quiseram comentar.

O negócio deverá ser anunciado nos próximos dias para coincidir com a divulgação de resultados anuais da Shell em 2 de fevereiro, disseram várias fontes.

A Chrysaor deverá se tornar operadora de diversos campos, destacando a mudança de cenário no Mar do Norte, onde grandes petroleiras como Shell e BP têm tido dificuldade para conseguir lucros.

(Por Ron Bousso e Clara Denina)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos