Topo

Poluição perigosa volta a Pequim com fogos de artifício do Ano Novo chinês

Chineses dispararam fogos de artifício nesta madrugada em bairro de Pequim - Stringer/Reuters
Chineses dispararam fogos de artifício nesta madrugada em bairro de Pequim Imagem: Stringer/Reuters

Jake Spring; reportagem adicional de Damir Sagolj

Em Pequim

28/01/2017 10h38

Moradores da capital chinesa acordaram neste sábado em meio a uma fumaça densa e sufocante após muitos terem disparado fogos de artifício durante a noite para comemorar o Ano Novo Lunar, apesar de limitações e advertências contra esse tipo de celebração.

O Escritório de Proteção Ambiental de Pequim disse que partículas nocivas em suspensão no ar atingiram o segundo nível mais alto em cinco anos na manhã de sábado (28), segundo a imprensa oficial.

Pequim lançou uma "guerra contra a poluição" em 2014, como parte da promessa do governo central de reverter os danos provocados por décadas de rápido crescimento industrial, com mais fechamento de fábricas e punições a poluidores.

Contudo, os esforços para limpar o céu no cinturão industrial que cerca Pequim estão sendo prejudicados pela queima de carvão em fábricas e no aquecimento doméstico, o que torna-se mais intenso nos atuais meses de inverno.

"Ao disparar fogos de artifício, tenha consciência de que o índice de poluição também vai disparar", disse um editorial publicado neste sábado no jornal Diário Popular, ligado ao Partido Comunista.

Centenas de milhões de pessoas cruzam a China para visitar familiares e amigos durante o período do Ano Novo Lunar.

Embora a agência de notícias oficial Xinhua tenha relatado que as compras de fogos de artifício caíram 4,9% em Pequim este ano, as medidas não foram suficientes para evitar uma alta na poluição, passando de saudável para níveis perigosos à saúde em questão de horas, segundo dados oficiais.