Adversários de Maia entram no STF com nova ação contra candidatura do presidente da Câmara
BRASÍLIA (Reuters) - Adversários do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apresentaram nesta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança para impedir a candidatura do deputado do DEM.
Apresentada pelos líderes do PTB, Jovair Arantes (GO), e do PSD, Rogério Rosso (DF), além dos deputados Júlio Delgado (PSB-MG), e André Figueiredo (PDT-CE), todos candidatos à presidência da Câmara, a peça argumenta que eventual recondução de Maia no posto “afigura-se impossível em face da vedação expressa” do texto constitucional.
Jovair e Figueiredo já haviam lançado suas candidaturas, enquanto Rosso, que havia suspendido sua campanha, anunciou nesta segunda-feira que estava de volta à disputa. Também nesta segunda, Júlio Delgado se declarou candidato ao posto.
O mandado de segurança apresentado pelos deputados pede que seja concedida liminar determinando que a Mesa Diretora da Casa se abstenha de receber o registro da candidatura do atual presidente ou a suspensão da eleição até que o STF se pronuncie sobre o tema.
Para o caso de a corte não se manifestar a tempo e Maia se reeleger, a peça pede ainda a suspenção da posse do deputado. Também solicita que seja cassado o mandato de Maia como presidente, caso vença a disputa, e a realização de nova eleição em 5 dias úteis.
Outras ações sobre a possibilidade de recondução de Maia tramitam no STF.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.