Sob pressão dos EUA por comércio, premiê do Japão se prepara para visita à Casa Branca
TÓQUIO (Reuters) - O Japão está lutando para responder à intensificação da pressão comercial do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o primeiro-ministro japonês Shinzo Abe planejando encontrar-se com o chefe da Toyota Motor Corp nesta semana.
Abe visitará Washington em 10 de fevereiro para conversas com a Trump, na qual o líder norte-americano deve buscar um rápido avanço em direção a um acordo comercial bilateral com o Japão e discutir o setor automotivo.
Antes do encontro, Abe se reunirá com o presidente da Toyota, Akio Toyoda, disseram duas fontes à Reuters. Uma delas disse que a reunião acontecerá na sexta-feira. O secretário-chefe do Gabinete, Yoshihide Suga, negou que uma reunião tenha sido marcada para sexta-feira, enquanto a Toyota Motor não quis comentar.
Em um telefonema com Abe no sábado, Trump reiterou sua promessa de criar empregos nos Estados Unidos e pediu que a indústria automobilística japonesa contribua, informou o jornal Nikkei, citando autoridades do governo japonês não identificadas.
Os dois líderes discutiram a indústria automotiva, disse o porta-voz do governo, Koichi Hagiuda, aos repórteres após o telefonema, sem dar detalhes. Uma declaração da Casa Branca disse que os dois estão "empenhados em aprofundar o comércio bilateral e o relacionamento de investimento".
(Por Yoshifumi Takemoto)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.