Topo

Advogado de Eike pede liberdade de empresário à Justiça

31.jan.2017 - Eike chega à sede da Polícia Federal vestido com calça jeans, camiseta branca e calçando chilenos - Ricardo Borges/Folhapress
31.jan.2017 - Eike chega à sede da Polícia Federal vestido com calça jeans, camiseta branca e calçando chilenos Imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Rodrigo Viga Gaier

No Rio

31/01/2017 14h56

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O advogado Fernando Martins, que representa o empresário Eike Batista, entrou na Justiça Federal do Rio de Janeiro com um pedido de habeas corpus para que Eike deixe a prisão e uma decisão pode ser tomada ainda nesta terça-feira, mesmo dia em que o ex-bilionário prestará depoimento à Polícia Federal.

Na véspera um advogado de Pernambuco, que não tem relação com a defesa de Eike, já havia entrado com um pedido de habeas corpus para o empresário. Os dois pedidos foram distribuídos para o desembargador Abel Gomes, mas como o magistrado está de férias, o caso será analisado pelo juiz substituto Vigdor Teitel.

Eike será ouvido nesta terça por delegados da PF que integram a força tarefa da operação Lava Jato. Ele teve prisão decretada pela Justiça no âmbito da operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato que investiga o suposto pagamento de 16,5 milhões de dólares de propina pelo empresário para o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral.

O ex-bilionário, que já foi apontado como um dos homens mais ricos do mundo, foi considerado foragido por estar fora do país quando teve a prisão decretada na semana passada. Ele se apresentou às autoridades brasileiras na segunda-feira e está preso em uma cadeia pública, conhecida como Bangu 9, no complexo penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)