Ex-primeira-dama Marisa Letícia sofre trombose e segue estável em hospital

SÃO PAULO (Reuters) - A ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sofreu uma trombose nas pernas no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, onde foi internada na semana passada depois de sofrer um acidente vascular cerebral, informou o hospital nesta terça-feira.

O hospital informou em boletim que a trombose foi detectada durante um exame de ultrassom realizado na segunda-feira e que a ex-primeira-dama segue estável .

"Foi então realizada a passagem de um filtro de veia cava inferior com o objetivo de prevenir a ocorrência de embolia. O quadro clínico permanece estável", afirmou o boletim médico.

"Desde a admissão hospitalar até a presente data, a paciente permanece com controle neurointensivo, apresentando melhora progressiva dos parâmetros evolutivos neurológicos."

Marisa Letícia, de 66 anos, é a segunda mulher de Lula -- a primeira faleceu quando estava grávida de sete meses. Casada com o ex-presidente desde 1974, Marisa Letícia acompanhou o marido em toda a sua trajetória política, desde as greves no final da década de 1970, passando pela prisão de Lula, em 1980, e pela fundação do PT, além das campanhas eleitorais, entre elas as cinco à Presidência.

A ex-primeira-dama é ré ao lado de Lula na Justiça Federal no Paraná em ação penal ligada à operação Lava Jato, após o juiz Sérgio Moro ter aceito, em setembro do ano passado, denúncia contra ambos por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Em dezembro, Moro aceitou mais uma denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra Lula e Marisa Letícia, em um caso que envolve um terreno que seria destinado ao Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo.

(Por Eduardo Simões)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos