Hackers invadem emails de Ministério de Relações Exteriores da República Tcheca

Por Robert Muller

PRAGA (Reuters) - Hackers invadiram dezenas de contas de email do Ministério de Relações Exteriores da República Tcheca, um ataque similar ao feito contra o Partido Democrata dos EUA que o governo do então presidente Barack Obama atribuiu à Rússia, disse nesta terça-feira o ministro de Relações Exteriores, Lubomir Zaoralek.

Ele disse que foi informado por especialistas que os ataques provavelmente partiram de um país estrangeiro. Zaoralek afirmou que o sistema de comunicações internas do Ministério não foi afetado e que nenhum material confidencial foi comprometido, embora uma extensa quantidade de dados tenha sido roubada.

O ministro, que também teve o email invadido, não citou os nomes dos países que poderiam estar por trás do ataque. "Quando discuti isso com os especialistas daqui, eles me disseram que o ataque foi tão sofisticado que deve ter sido, conduzido por governo estrangeiro", disse Zaoralek a jornalistas.

"E o modo do ataque lembra muito a característica daqueles feitos contra o Partido Democrata nos Estados Unidos."

Uma fonte do governo informou à Reuters que as autoridades suspeitavam que os ataques sejam de autoria russa.

Zaoralek comentou que o Ministério sabia desde o começo de janeiro que hackers haviam invadido seus emails e acrescentou que era necessário checar se outras instituições importantes do governo também foram atacadas, algo que ele disse ser possível.

A República Tcheca é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e também da União Europeia (UE).

Em outubro passado, a polícia tcheca deteve o cidadão russo Yevgeniy Nikulin, indiciado nos EUA por invadir os computadores de companhias de mídia social. Tanto os EUA quanto a Rússia solicitaram a extradição de Nikulin.

Em dezembro, a agência de inteligência da Alemanha reportou um surpreendente aumento nas campanhas russas de desinformação, enquanto a chanceler alemã, Angela Merkel, disse não descartar interferência da Rússia nas eleições deste ano.

(Reportagem adicional de Jan Lopatka)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos