Nintendo retorna a lucro operacional no trimestre, mas reduz perspectivas para o ano

OSAKA, Japão (Reuters) - A Nintendo anunciou nesta terça-feira que a receita da nascente divisão de jogos para dispositivos móveis ajudou a empresa a ter seu primeiro lucro em quatro trimestres, mas a companhia reduziu a importância do anúncio ao informar corte de um terço em sua perspectiva de desempenho anual.

A empresa teve lucro operacional de 32,3 bilhões de ienes (284 milhões de dólares) no trimestre de outubro a dezembro, queda de 3,7 por cento sobre o mesmo período do ano anterior, mas acima da expectativa média de analistas de 30,71 bilhões de ienes, segundo dados da Thomson Reuters Starmine SmartEstimate.

Para o ano fiscal que se encerra em março, a Nintendo reduziu a previsão de lucro operacional de 30 bilhões para 20 bilhões de ienes por causa do menor volume de downloads de jogos para seus consoles.

Nos nove meses até dezembro, a Nintendo afirmou que obteve 10,7 bilhões de ienes com jogos para dispositivos móveis, acessórios e produtos relacionados, incluindo o primeiro jogo com a marca Nintendo para celulares, Super Mario Run. Um ano antes, o número havia sido de 4,4 bilhões de ienes.

Super Mario Run alcançou cerca de 78 milhões de downloads desde o lançamento em 15 de dezembro, informou a Nintendo.

Mas o game também tem recebido um alto número de comentários de jogadores que reclamam principalmente da taxa de 9,99 dólares, sendo que menos de 10 por cento deles estão pagando para desbloquearem todos os recursos do título.

A Nintendo prevê lançar o novo console híbrido de aparelho doméstico e celular Switch em 3 de março e espera vendas de 2 milhões de unidades do produto até o final de março.

(Por Makiko Yamazaki)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos