Nova safra de cana do centro-sul deve crescer com clima favorável, diz Datagro

SÃO PAULO (Reuters) - A moagem de cana do centro-sul do Brasil na nova temporada 2017/18, que começa oficialmente em abril, será maior que o esperado inicialmente e irá superar em 1,1 por cento o ciclo anterior, estimou nesta terça-feira a consultoria Datagro.

A empresa projeta uma colheita de 612 milhões de toneladas em 17/18 na região, que responde por mais de 90 por cento da produção nacional. Em outubro, a Datagro chegou a prever a nova safra em uma faixa 580 milhões e 610 milhões.

Com isso, a moagem irá superar os 605,5 milhões de toneladas de moagem estimados para a atual safra 2016/17, que já está praticamente encerrada.

"Não vamos ver produtividades muito altas no início (da temporada), mas vai melhorar com o avanço da safra, refletindo a condição climática favorável e tratos mais adequados do que no ano anterior", disse o presidente da Datagro, Plinio Nastari, em teleconferência com jornalistas.

A Datagro revisou para baixo sua previsão para a moagem de 2016/17, após prever em dezembro 608,86 milhões de toneladas.

"Boa parte dos problemas na safra passada foram da seca em abril do ano passado, que reduziram a safra", completou Nastari.

AÇÚCAR E ETANOL

A produção de açúcar do centro-sul em 2017/18 foi estimada em um recorde 36,8 milhões de toneladas, ante uma estimativa revisada de 35,62 milhões em 2016/17.

As usinas estão aumentando sua destinação de cana para o açúcar, em busca de lucratividade com os elevados preços do adoçante no mercado internacional.

Em 2017/18, 47,4 por cento da cana será destinada para açúcar, ante um mix de 46,3 por cento na safra 2016/17, segundo a Datagro.

Neste cenário, a produção de etanol do centro-sul deverá recuar 1 por cento, atingindo 25,31 bilhões de litros na nova temporada.

(Por Marcelo Teixeira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos