Brasil terá crescimento já neste trimestre, diz Meirelles

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que a economia brasileira deve voltar a crescer já neste primeiro trimestre.

"Dezembro foi um ponto de inflexão. Vamos ter crescimento a partir do 1º trimestre", afirmou Meirelles durante evento em São Paulo.

Segundo o ministro, os indicadores antecedentes disponíveis já mostram que a economia está em processo de recuperação. Ele ressaltou que os índices de confiança reforçam o cenário mais positivo para o Brasil.

Nas estimativas do ministro, a economia brasileira deve apresentar um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2 por cento no quarto trimestre deste ano ante o mesmo período de 2016.

Meirelles também afirmou que o governo trabalha para elevar o PIB potencial da economia brasileira, e que há uma série de medidas microeconômicas para tentar melhorar o ambiente econômico no país.

"Iniciamos um processo de reformas microeconômicas, com registro de duplicatas para serem usadas como garantias de operações de crédito", disse.

O ministro também afirmou que o governo deve propor maior autonomia para as agências regulatórias, com mandatos independentes para diretores e substitutos.

(Reportagem de Guillermo Parra-Bernal)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos