Leilão da Conab negocia apoio para escoamento de 70 mil t de trigo

SÃO PAULO (Reuters) - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vendeu em leilão nesta quarta-feira 100 por cento do prêmio (Pepro) ofertado para apoiar o transporte de 70 mil toneladas de trigo produzido na região Sul do país, dentro de um programa que visa sustentar os preços em meio a uma safra recorde do país.

Na semana passada, em outro leilão de Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural ou suas Cooperativas), houve negociação da subvenção para 72 mil das 84 mil t ofertadas.

Desde o ano passado, a Conab vem realizando leilões de Pepro e também de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) de trigo, tendo negociado em 2016 apoio para 397 mil toneladas no Pepro e 47,8 mil t no PEP.

A subvenção oferecida no Pepro refere-se ao valor que o governo federal paga ao arrematante (produtor rural ou sua cooperativa), desde que ele comprove a venda e o escoamento do produto de acordo com o que está determinado em edital. Por sua vez, no PEP, a subvenção é concedida às indústrias que adquirirem o trigo pelo preço mínimo fixado pelo governo federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos