Liga Inglesa registra lucro em transferências pela primeira vez

Por Alan Baldwin

LONDRES (Reuters) - Clubes da Liga Inglesa tiveram lucro na janela de transferências pela primeira vez, apesar de gastos quase recordes em janeiro, graças a duas caras transferências para a China e a volta para casa do meia francês Dimitri Payet.

Análises da empresa de consultoria Deloitte mostram que clubes da primeira divisão do futebol inglês gastaram estimados 215 milhões de libras na janela de transferências que fechou na terça-feira, mas arrecadaram 40 milhões de libras a mais do que gastaram.

Isso leva os gastos totais dos clubes para a temporada 2016-2017 para quase 1,4 bilhão de libras, quebrando o recorde da temporada passada e confirmando a Liga Inglesa como a que mais gasta dinheiro na Europa.

Os clubes da Liga Francesa gastaram um total de cerca de 130 milhões de libras em janeiro, na frente da Liga Alemã, com 85 milhões, e da Liga Italiana, com 80 milhões.

Os clubes da Liga Espanhola gastaram cerca de 20 milhões de libras, embora o Real Madrid tenha sido banido de contratar novos jogadores.

A Deloitte disse que quatro jogadores representam a maior parte da receita da Liga Inglesa.

O Chelsea vendeu o brasileiro Oscar para o Shanghai SIPG, da China, por uma quantia relatada em 60 milhões de euros, enquanto o atacante Odion Ighalo, do Watford, foi vendido ao chinês Changchun Yatai por uma quantia relatada em 20 milhões de libras.

O West Ham United também teve lucro na venda de Payet para o Olympique de Marselha por 25 milhões de libras, após comprá-lo do clube francês em 2015 por uma quantia relatada em 10,7 milhões.

O Manchester United vendeu o ponta holandês Memphis Depay para o francês Olympique de Lyon por 16 milhões de euros.

Os clubes da segunda divisão do futebol inglês gastaram um total de 80 milhões de libras, mais de 125 por cento em relação ao ano passado e um recorde para a divisão.

(Reportagem de Alan Baldwin)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos