Safras de inverno na Rússia seguem intactas apesar do frio, diz ministro

MOSCOU (Reuters) - As safras de grãos de inverno da Rússia continuam intactas, apesar do clima frio até o momento nesta temporada, e as produtividades das lavouras podem ser razoavelmente altas em 2017, disse o ministro da Agricultura, Alexander Tkachev, nesta quarta-feira.

Um dos maiores exportadores de trigo do mundo, a Rússia colheu uma safra recorde de grãos de 119 milhões de toneladas em 2016, e analistas dizem que as projeções para a safra 2017 são boas até o momento.

A consultoria agrícola russa IKAR disse na semana passada que uma onda de frio esperada em partes do sul da Rússia entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro poderia danificar as lavouras de trigo.

Uma autoridade do Ministério da Agricultura, Pyotr Chekmaryov, disse que 650 mil hectares de lavouras de grãos de inverno estavam vulneráveis a baixas temperaturas, mas minimizou os riscos.

"Se os danos ocorrerem, a situação não será ruim, claro. Tivemos anos em que perdemos 1,5 milhão de hectares", disse ele, durante a conferência.

(Por Polina Devitt)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos