Topo

EUA e México tentam encontrar meio termo em discussões sobre segurança, dizem fontes

02/02/2017 08h04

Por Alexandra Alper

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Uma delegação mexicana se reuniu com autoridades militares dos Estados Unidos no sul do México na terça-feira para discutir iniciativas de segurança, disseram fontes, à medida que os dois países tentam encontrar um meio termo em negociações complicadas a respeito de comércio, segurança e imigração.

A relação entre EUA e México ficou tensa depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, prometeu construir um muro entre as duas nações para impedir a entrada de imigrantes ilegais, traficantes de drogas e criminosos, além de dizer que fará os mexicanos pagarem pela obra.

Lori Robinson, chefe do Comando Norte dos EUA, e Kurt Tidd, chefe do Comando Sul, compareceram às conversas, disseram na quarta-feira duas pessoas a par do assunto. As fontes falaram sob condição de anonimato.

Esse foi um dos primeiros encontros conhecidos entre autoridades mexicanas e norte-americanas desde que Trump tomou posse em janeiro, depois de ameaçar desfazer anos de cooperação entre os dois países com uma retórica hostil sobre comércio e segurança.

Uma das fontes disse que as conversas se concentraram no compromisso do México em resguardar sua fronteira sul para manter criminosos e imigrantes ilegais à distância. A fonte disse que a embaixadora dos EUA no México, Roberta Jacobson, também esteve presente.

O Ministério das Relações Exteriores mexicano informou que o chanceler Luis Videgaray não compareceu. Uma terceira fonte disse que Socorro Flores, vice-ministra para América Latina e Caribe, representou o México na reunião.

O porta-voz do Comando Norte dos EUA, Michael Kucharek, confirmou que Robinson e Tidd visitaram o México na terça-feira, como parte de uma "coordenação contínua na segurança da nação parceira", acrescentando que os dois também foram a Honduras e Guatemala.

Já o porta-voz da embaixada dos EUA na Cidade do México disse: "A visita à fronteira sul foi planejada durante meses e deu às autoridades dos EUA uma chance de conhecer em primeira mão os desafios que o México enfrenta para proteger suas fronteiras". Ele não deu maiores detalhes.

O México negou reportagens publicadas na quarta-feira segundo as quais Trump, em uma conversa telefônica recente com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, teria ameaçado enviar soldados para o México se o país não intensificar os esforços contra seus cartéis de drogas.

(Reportagem adicional de Gabriel Stargardter e Christine Murray)